terça-feira, 2 de novembro de 2010

ESTUDOS CONFIRMAM QUE O SUCO DE CRANBERRY COMBATE INFECÇÃO URINÁRIA

Há mais de 50 anos as vovós americanas e canadenses já sabiam: para combater infecção urinária em mulheres, nada melhor do que suco de cranberry, uma frutinha vermelha, que só existe na América do Norte, parecida com a nossa ameixa. Recentemente, pesquisas científicas concluíram a eficácia da fruta no combate à infecção urinária por repetição.

— Estudos comprovam que o suco de cranberry consegue evitar que a bactéria E.coli, responsável por cerca de 85% dos casos de infecção urinária, consiga subir pela uretra e causar o problema — diz o urologista Daniel Habib, da Sociedade Brasileira de Urologia, que explica que o problema é mais comum em mulheres, pois elas têm a uretra mais curta que a dos homens.

— Não posso dizer que toda mulher tem, já teve ou terá infecção urinária, mas, com certeza, a grande maioria vai sofrer com o problema em algum momento da vida — explica Habib.

Segundo o presidente do Núcleo Brasileiro de Uroginecologia e professor da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, Carlos Alberto Bezerra, as infecções urinárias atingem três mulheres para cada homem:

— Os homens têm mais infecções após os 50 anos, devido aos problemas de próstata. Mas, mesmo nessa faixa etária, as mulheres ainda têm mais infecção.

Segundo a vice-presidente do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, Andréia Naves, o cranberry já tem demonstrado ser eficaz também contra outras bactérias:

— Alguns estudos demonstram também que o cranberry pode exercer propriedades antimicrobianas combatendo agentes como o H.pylori (uma bactéria que pode infectar o revestimento mucoso do estômago humano).

A infecção urinária por repetição costuma ser tratada com uma dosagem baixa diária de antibiótico, que deve ser ministrada por seis meses a um ano. Apenas um copo de 200 ml do suco de cranberry ao dia, durante o mesmo período, tem eficácia similar.

FONTE: http://extra.globo.com/saude/bemviver/

Nenhum comentário:

Postar um comentário