domingo, 12 de setembro de 2010

LAZER PODE COMBATER O SEDENTARISMO

         Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros que praticam exercícios regularmente aumentou de 15.5% para 16.4% nos últimos quatro anos. Apesar disso, a entidade revela que 26.3% dos brasileiros são sedentários.

     Para ajudar na compreensão da pesquisa, o professor de educação física e especialista em fisiologia do exercício Carlos Amorim aponta os fatores determinantes do sedentarismo. “Para classificar uma pessoa como sedentária é preciso examinar a quantidade de atividade física realizada em quatro segmentos distintos: o trabalho, as formas de deslocamento, o lazer e as atividades domésticas”, explica o especialista que percebe as atividades recreativas como um caminho viável para uma vida mais saudável.
      “Em particular, tem-se dado bastante relevância ao estudo da participação em atividades físicas durante o lazer”, diz o professor em referência a um recente estudo realizado em Salvador que revelou uma prevalência de 72.5% de sedentários no lazer. Para Carlos Amorim, diversos fatores contribuem para esse resultado: falta de infra-estrutura pública apropriada para a realização de atividade física; hábito de dedicar o tempo livre exclusivamente a atividades passivas; e crescimento do uso do automóvel são alguns exemplos.

    “O sedentarismo representa um problema de saúde pública no mundo atual, uma vez que está associado à prevalência de doenças crônico-degenerativas”, observa.

     Entre as possibilidades encontradas no lazer para a redução dos índices de sedentarismo, o especialista destaca atividades desportivas como a corrida. Outra opção indicada é a intensificação dos movimentos durante a realização de atividades diárias.
     “Hábitos simples como caminhar mais durante o dia, lavar o carro, passear com o cachorro e subir escadas evitando o elevador representam benefícios para a saúde, se realizados continuamente”, alerta Amorim.

     Na avaliação dele, é de fundamental importância que a prática regular de exercícios seja estimulada desde a infância para que o hábito de exercitar-se seja cultivado e mantido por toda a vida. “A escola possui um papel importante no incentivo a estas práticas, bem como o poder público, através da implantação de programas de atividades físicas para a população em ambientes públicos como praças e parques”, conclui.

FONTE:http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=7184