domingo, 26 de setembro de 2010

A BOLA DA VEZ

      Cá entre nós, nem todo mundo gosta de academia. Pedalar aqui, andar na esteira ali, levantar peso, ai, que dureza. O convencional acaba ficando chato e acontece o que não poderia: a gente desiste dos halteres e volta a aterrissar o bumbum no sofá. Se você está nesse clima "devagar quase parando" ou simplesmente cansou das aulas de musculação, experimente a fitball ou bola suíça - aquela utilizada no pilates. Ela tem alto poder de definição muscular, melhora a flexibilidade, a postura e, ainda por cima, é super relaxante e divertida.

      O grande diferencial da bola na realização dos exercícios é o desequilíbrio que ela causa. "O aluno precisa de força para fazer as sequencias, trabalhando os músculos mais profundos. Os resultados são: resistência muscular, melhora na força abdominal - garantindo uma postura melhor - e diminuição das dores lombares, aprimoramento da coordenação motora e do equilíbrio", explica a fisioterapeuta Débora Pinto, do Espaço Débora Pinto Fisioterapia e Osteopatia.

       O professor Tiago Lopes, da academia Reebok Sports Club, acrescenta: "Os exercícios na bola são um desafio maior do que os realizados em apoios fixos e o legal é que podem ser feitos por homens e mulheres de qualquer idade, desde que não exista restrição médica, como histórico de lesões". Segundo ele, outro diferencial importante é o fato da bola ser um objeto lúdico. "É divertida, o material é macio, os exercícios acabam se tornando, sem dúvida, mais prazerosos", garante Tiago.

“Outra vantagem é que dá para alongar
e até fazer massagem com a bola”
      A universitária Alícia Barroso conheceu a fitball logo que entrou na academia: "Fiquei bem curiosa, pensei, inclusive, que fosse uma aula mais voltada para alongamento e não ginástica. Me surpreendi". Alícia incorporou ao dia a dia exercícios de abdominal, flexão de braço e para melhorar a postura, além de exercícios pra as coxas e glúteos. "Ela se encaixa perfeitamente nas séries de musculação. Faço agachamento comum com a bola, colocando-a entre a parede e o meu corpo. Fico com a postura certinha. Nos abdominais, sinto que forço bem mais a musculatura da região. Depois de um tempo fazendo o exercício no colchonete, fica fácil, é bom variar o estímulo e a bola permite isso", conta Alícia.

      Outra vantagem é que dá para alongar e até fazer massagem com a bola. "Um aluno deita no colchão e vai sendo massageado pelo outro com a bola, dos pés à cabeça. Quem está fazendo a massagem deita sobre a bola sem colocar muito peso e vai massageando a lombar de quem está deitado. Depois, inverte. É bem relaxante!", garante Alícia.

       A jornalista Schirlei Sousa é fã da bola suíça. Ela fraturou a coluna e utiliza a técnica para fisioterapia. " Com certeza as aulas com a bola foram muito importantes para fortalecer a região lombar. Antes do acidente, eu trabalhava o corpo na musculação. O médico disse que o fato de eu sempre ter feito atividade física está me ajudando na recuperação rápida", diz Shirlei.

       Relaxamento, tonificação, fortalecimento, definição e ganho de massa muscular. Tudo isso pode ser sentido logo no primeiro mês de treino. "É possível perder peso se os exercícios forem direcionados para esse objetivo, combinados com uma boa alimentação e com outras atividades", explica a fisioterapeuta Débora Pinto. Foi assim que a dona de casa Talita Alberti conseguiu emagrecer após a gravidez. "Eu ia para a academia todos os dias. Fazia aulas de jump, step e usava a bola suíça uma ou duas vezes por semana. Mesmo sendo gordinha, consegui me equilibrar muito bem nela, enquanto algumas magrinhas nem conseguiam", diverte-se.

“A bola suíça deve ter cerca de 55cm de diâmetro
 para pessoas com até 1,70 m e 65cm
para quem tiver mais de 1,70m.”
       Talita seguiu uma receita imbatível: "Com a bola, exercitei muito as coxas e os braços. Aí eu chegava em casa e fechava a boca. Acho que a fórmula que me fez perder peso foi exatamente essa: exercício aeróbico (esteira), dieta e bola suíça. A fitball, além de me deixar tonificada, me fez ganhar muita flexibilidade".

Faça em casa!

      Se você quer sentir os benefícios dos exercícios com bola, mas anda sem tempo de ir à academia ou ao estúdio de pilates, que tal começar em casa? O acompanhamento profissional é essencial, uma vez que o professor poderá corrigir posturas e dar outros toques, mas algumas séries são bem simples e podem ser feitas sem dificuldade.
       Barriga - Deite sobre a bola de forma que o arco de suas costas (região lombar) esteja bem apoiado nela. Ponha as mãos cruzadas no peito. Levante o tronco contraindo o abdômen, mas sem forçar o pescoço.
       Coxas e glúteos - Em pé, cabeça reta, afaste as pernas na largura dos quadris e apoie a parte inferior das costas na bola, que deve estar encostada na parede. Flexione os joelhos até formar um ângulo de 90 graus, rolando a bola na parede para baixo e para cima.
       Peitoral - Deite de bruços sobre a bola, com a ponta dos pés apoiada no chão. Dê impulso, fazendo a bola rolar de modo que as suas mãos encostem no chão e as pernas fiquem soltas no ar. Flexione os cotovelos, aproximando o peito do chão e volte.

       Os exercícios com bola podem ser praticados duas vezes por semana, com treinos de 45 minutos. O esquema de séries e repetições deve ser avaliado pelo treinador de acordo com o seu condicionamento físico. "Normalmente, uma série é executada com 15 ou 20 repetições e intervalos de um minuto. Use tênis, cabelos presos e evite roupas largas", aconselha Débora Pinto.

      A bola suíça pode ser encontrada em lojas de jogos esportivos ou de materiais de fisioterapia e deve ter cerca de 55cm de diâmetro para pessoas com até 1,70 m e 65cm para quem tiver mais de 1,70m.


SAIBA MAIS:

Você já deve ter visto algumas pessoas se equilibrando em cima de uma bola gigante e fazendo exercícios variados nela. Esta bola é conhecida por fit ball, ou bola suíça, criada nos anos 70 na Suíça e durante anos foi usada por fisioterapeutas em programas preventivos e corretivos posturais e também de reabilitação de lesões.
 
BENEFÍCIOS:
- Aumenta a força e o controle muscular;
- Melhora o equilíbrio e a coordenação;
- Ajuda a desenvolver a consciência corporal;
- Aumenta a flexibilidade;
- Alonga, tonifica e define musculatura;
- Melhora a postura corporal;
- Proporciona a integração corpo / mente;
- Melhora a capacidade respiratória;
- Proporciona harmonia aos movimentos;
- Previne lesões;
- Alivia o stress e dores musculares;
- Melhora a auto-estima.