domingo, 4 de julho de 2010

INSPIRE-SE NA COPA PARA COMEÇAR A PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS

     Mais uma Copa do Mundo!!! 
     O que meu corpo pode conquistar com este grandioso evento?
     Em ano de Copa do Mundo não existe outro assunto senão futebol, afinal de contas, a torcida se reúne entusiasmada vibrando pelas conquistas de seu país.
     Mas o que este evento pode acionar em minhas atitudes para que eu modifique e transforme os cuidados para com o meu próprio corpo?


     Evento ajuda a incentivar as pessoas a cuidar mais da saúde, mas não esqueça do variado roll de atividades de sua preferência, aptidão e afinidade além do famoso futebol.

     A resposta é: são inúmeras modificações. E aqui algumas dicas para que você conquiste maravilhas para o seu CORPO.


     Reflita comigo: este evento acontece porque diversas ações se unem para realizar este encontro: dinheiro, política, solidariedade, entre outros.


     Porém existe algo que é a base deste acontecimento e sem ele seria impossível este evento ser realizado. Sabe o que é? Não sei se você chegou a mesma conclusão, então aqui vai...é o MOVIMENTO.

     Sem movimento não há Copa do Mundo. E não é só o movimento físico dos jogadores que estão representando seu próprio país, mas sim de todos os corpos humanos, que trabalham para construir cada detalhe para que tudo aconteça perfeitamente.



     A Copa do Mundo é puro movimento, então que tal aproveitar este evento e exercitar seu corpo? Inicie alguma atividade física para que você possa acompanhar os jogos com mais saúde.
     Traga inspiração para seu corpo ao assistir tantas pernas, braços e abdomens malhados. E saiba que estes corpos foram construídos com muito movimento e dedicação.      A preguiça e o desanimo são seus adversários, mas o seu corpo é seu aliado. Comece caminhando ou dançando por 15 minutos e observe o bem estar neste dia.





     "Que tal aproveitar a Copa e exercitar seu corpo?."Se você é do tipo que fica ansiosa na hora do jogo, então saia para caminhar enquanto o jogo acontece e volte antes de finalizar.


     Quem sabe você possa resgatar uma modalidade esportiva da sua infância e que você nunca mais praticou? E mesmo que não tenha praticado, aprenda até mesmo com seu filho.

 
     A Copa do Mundo é um evento que acontece de tempos em tempos, mas na você não precisa esperar que ele aconteça para começar a cuidar de sua saúde e de seu corpo. Pense nisso!
 Até a próxima partida...



Fonte:http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11413-Inspirese-na-Copa-para-comecar-a-praticar-exercicios-fisicos.htm






HIPERTENSOS NÃO SABEM RELACIONAR SAL E SÓDIO NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

Pesquisa com 1,3 mil pessoas mostra que 93% se confundem no cálculo.Consumo recomendado pela OMS é de 6 gramas por dia, uma colher de chá.
     Reduzir o sal na dieta é a primeira recomendação que um portador de hipertensão recebe do médico. Mas uma pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia com 1.294 hipertensos mostrou que 93% deles não sabem fazer a relação entre o sal e o sódio descrito nas embalagens de alimentos. Pior: 75% nem sequer leem os rótulos e 45% não sabem que os produtos industrializados podem conter sal.
     As informações são da repórter Karina Toledo, do jornal "O Estado de S. Paulo".

     Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo diário de sal não deve exceder seis gramas por dia - uma colher de chá. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) deve lançar em breve uma nova diretriz reduzindo esse valor recomendado para cinco gramas.

     Estudo recente no New England Journal of Medicine apontou que diminuir o consumo de sal pode reduzir doenças cardiovasculares tanto quanto parar de fumar, combater a obesidade e controlar o colesterol. O problema é que a tabela nutricional das embalagens não informa a quantidade de sal e sim a de sódio - um dos componentes do sal de cozinha e o verdadeiro causador da pressão alta.
      Para aumentar a confusão, o sódio não está apenas em alimentos salgados, mas também em conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico).

     "Isoladamente, o sódio não tem sabor, mas apenas 24% dos entrevistados sabiam disso", diz a nutricionista Cristiane Kovacs, uma das autoras do estudo. "Costuma-se recomendar a redução no consumo de sal porque ele é a principal fonte de sódio da alimentação, mas não é a única."
      O cardiologista Daniel Magnoni, coordenador da pesquisa, explica que é preciso multiplicar o valor de sódio no rótulo por 2,5 para saber o quanto aquilo corresponde em gramas de sal. Um alimento com 500 mg de sódio representa 1,25 g de sal.

Anvisa

      "Estou elaborando uma proposta governamental para alterar a informação dos rótulos para que contenham a quantidade de sal", diz Magnoni. Mas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não seria possível fazer essa alteração porque muitos alimentos - como o leite - contêm naturalmente sódio, mas não sal. "Declarar a quantidade de sal em um alimento que não teve adição desse ingrediente seria enganar o consumidor", afirmou a agência em nota.

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/hipertensos-nao-sabem-relacionar-sal-e-sodio-nos-rotulos-dos-alimentos.html
 
Saiba mais sobre Hipertensão arterial:
 

Fonte: http://www.materiasespeciais.com.br/saude/hipertensao.jpg