sábado, 24 de julho de 2010

PERSONAL TRAINER: NÃO É LUXO! MAS SIM UMA NECESSIDADE COM COMODIDAE!

Artigo de luxo ou desconhecimento sobre a dimensão do trabalho?
A palavra Personal Trainer na maioria das vezes aparece carregada de glamour, como um serviço restrito a pessoas de alto poder aquisitivo, mas será mesmo algo tão distante? Ou será falta de informação e esclarecimento.
Vejamos então algumas questões a este respeito.
Primeiro: o custo de um serviço de Personal Training quando comparado a outros serviços voltados a saúde, bem estar e estética apresenta um valor equivalente e por vezes até inferior. Compare o preço de uma consulta média, nutricional, sessões de fisioterapia, massagem e serviços estéticos em geral.
Segundo: não se oferece nenhum milagre ou fórmula mágica, não se trata de um produto puramente comercial, trata-se de um trabalho embasado em ciências como, anatomia, físiologia, cinesiologia, biomecânia, avaliação física, princípios pedagógicos e do treinamento físico, dentre outras conhecimentos comum a um Educador Físico.
Terceiro: Não se trata apenas de atividade física, isso qualquer um pratica em qualquer lugar, se trata de exercício físico sistematizado de alta qualidade, na melhor estrutura e arranjo para atender os objetivos e a individualidade do cliente.
Quarto: A intervenção vai muito além do comumente mensionado, podemos elencar uma gama enorme de possíbilidades, entre elas tratamento contra obesidade, treinamento de performance esportiva, especificos para idosos e crianças, para reabilitação (cardiaca, articular, etc), para testes físicos (ex. Concursos), para fins estéticos (mudaças na composição corporal), e as mais diversas formas ação com fins profiláticos e de tratamento, como redução do colesterol, da taxa de glicose sanguinea, controle da pressão arterial, aumento da densidade mineral óssea, proteção das articulações através de reforço muscular, melhoria da coordenação e equilibrio, das funções cardiaca e pulmonar, das funções cognitivas, dos transtornos de humor, memória, sono, resposta imunológica, doenças como mal de Parkinson, Alsaimer e alguns tipos de cancêr.
Quinto: o preço da prevenção sempre é menor que o tratamento. Faça um levantamento do custo do tratamento de algumas enfermidades como hipertensão, diabetes, cardiopatias, osteoporose, etc. Além do custo financeiro, perceba a dificuldade e limitações decorrentes destes quadros.
     O nome Personal Trainer não é um novo conceito do momento, mas já existe há algum tempo ligado a atores de cinema e pessoas ricas e famosas. Ultimamente , o termo tomou conta do mercado passando por barreiras sócio-econômicas e culturais para ser um serviço escolhido e utilizado por muita gente. O serviço do Personal Trainer veio abrir caminho para um novo mercado de trabalho que faltava na saúde, apesar de ser tachado como um trabalho direcionado apenas para aqueles obsecados com o "visual ".

     Na atualidade , devido a maior evolução da medicina e a ampliação das redes de comunicação, as pessoas felizmente enxergam o exercício não só como um caminho para a beleza física, mas principalmente, como uma porta para a saúde e longevidade.

     O trabalho do Personal não deve ficar limitado a ênfase na aparência, pelo contrário , ele deve ficar em posição de destaque por ser alguém em quem o cliente poderá confiar seu corpo e vida para um trabalho de prevenção de doenças e resgate individual da própria saúde física e mental. E ele terá formação e competência para fazê-lo.
     Mesmo sabendo, que praticando exercícios físicos e fazendo uso de uma dieta adequada reduzimos o risco de diversas doenças, o EXERCÍCIO ainda parece algo crítico para o indivíduo. Segundo pesquisas feitas nos E.U.A, dentre os indivíduos que iniciam alguma atividade física e a praticam regularmente, continuam a fazê-lo apenas por 3-6 meses. Alguns afirmam, que a indústria do Fitness ainda não foi capaz de inventar uma atividade que mantivesse os indivíduos se exercitando por muito tempo e muitos concordam que o que as pessoas precisam é de maior credibilidade e atenção.

     Ensinar o mecanismo do ganho ou perda de gordura e mudanças de hábito na vida cotidiana dos indivíduos são mais algumas das funções do Personal. Mesmo sendo avisados pelos médicos e pela mídia do perigo do excesso de peso e certos hábitos de vida e na dieta e que um bom programa de exercícios e boa alimentação podem reverter todo este processo, os consultórios parecem ainda estar abarrotados de pessoas sofrendo do mesmo mal do século, doenças desenvolvidas pela obesidade.

     Diante de um quadro caótico onde os indivíduos parecem entender mas não como fazer e ainda a insegurança de onde buscar ajuda, surge a pessoa do Personal Trainer. Esta função especial do Educador Físico deve ser encarada com muita seriedade.

     Do Personal Trainer é esperado um profissional que se intere das áreas da saúde e da Educação Física e esteja a par das novidades da ciência.
 
     Esperamos que muitos procurem através desta nova profissão, um desafio e essa grande responsabilidade que o mercado de trabalho oferece.
 
INFORMAÇÕES & CONTATOS: